D.  Joaquin Arlegui
 

   Foi Cadete do Esquadrão de Dragões de Luzon. Sobre este filho de Don José de Arlegui e Leoz, apenas foi possível identificá-lo, à semelhança do seu irmão Don José Maria Arlegui em referências de documentos sobre o Exército das Filipinas: 
    Numa petição do Coronel Don José Arlegui e Leóz entregue ao Governador e Capitão Geral das Filipinas, despachada em Manila a 11 de Setembro de 1798, o Coronel Don José Arlegui, Comandante do Esquadrão de Dragões de Luzon, solicita ao Rei, que conceda aos seus filhos D. José Maria e D. Joaquin o grau de Capitães de Cavalaria ou de Dragões, com o respectivo soldo e com agregação na Europa ao Regimento de Cavalaria ou ao de Dragões, como seja do agrado Real, por consideração aos seus méritos e ao contributo de aproximadamente dez mil pesos que se dispôs a oferecer à Tesouraria Geral. 


    Em 24 de Novembro de 1804, uma nota em um documento da Revista e Inspecção aos Corpos do Exército das Filipinas, respeitante ao Esquadrão de Dragões de Luzon, menciona que o Pontaguião D. José Maria Arlegui foi para a Península, por ter passado na classe de Cadete e também o Cadete do mesmo corpo D. Joaquin Arlegui, aproveitando o seu pai, o Coronel aposentado D. José Arlegui para os levar consigo, pelo que por aquela razão estavam dispensados da Ordenança Geral. 



Sem comentários: