D.  José Maria Arlegui Iriarte


    D.  José Maria Arlegui Iriarte  - Natural de Manila, filho do Coronel comandante do Esquadrão de Dragões de Luzon, Don José de Arlegui e Leoz, iniciou a sua carreira em 1792, foi Alferes Real nas Ilhas Marianas (Filipinas ) e admitido como Cadete no Esquadrão de Dragões de Luzon em 4 de Junho de 1798 conforme consta na sua folha de Serviços no referido Esquadrão. 
     A mesma folha de serviços, actualizada em finais de Maio de 1800, indica que tem 16 anos de idade ( terá assim nascido em 1783/1784) ; 
     Na mesma folha de serviços, no espaço reservado às notas do comandante consta uma inscrição assinada pelo próprio D. José de Arlegui e Leoz em que este declara que D. José Maria Arlegui Iriarte é seu filho.(52)
     Num expediente de 1789 em que solicita ao Rei, o Grau de Coronel de Dragones, D. José de Arlegui e Leoz declara ter casado (53) no ano de 1783 com a filha de um Tenente Coronel.

     Casou na cidade de Madrid a 18 de Março de 1807 com D. Maria Sanchez, natural de Alcanadre, na Rioja, filha de D. Domingo Sanchez e Moreno ( Guardia Corps) , natural da cidade de Bilbao, Reino de Múrcia e de  D. Salvadora de La Peña, natural de Peña Cerrada, bispado de Calahorra.  




(52) - Ejército de Filipinas, Antigüedad, altas y bajas y Hojas de Servicios del Regimiento de Infantería del Rey, del Batallón del Príncipe, del Escuadrón de Dragones de Luzón, de oficiales de alta graduación del Ejército de Filipinas.Archivo General de Simancas: SGU,LEG,7268,4. C-4; 30 Recto - Img. n.º : 387/464.

(53) - Juan Francisco Pastor y otros. Grados. Archivo General de Simancas: SGU,LEG,6900,2. Pág.12,Img. nº 23/40.

(64) - Cópia certidão do Registo de Nascimento de José Maria Manuel Joaquin Lorenzo, neto de D.José de Arlegui y Leóz

(65) -  Transcrição do Registo de Nascimento de José Maria Manuel Joaquin Lorenzo, neto de D.José de Arlegui y Leóz











Sem comentários: